arrow-left
cross

A VISÃO E O DESPORTO

A visão e o desporto

A visão e o desporto

Usar óculos em todas as circunstâncias pode por vezes ser incómodo. E no entanto, é igualmente incómodo praticar exercício físico sem ver nada. Efetivamente, cerca de 70 % dos nossos movimentos são guiados pela nossa visão, que causa um impacto considerável no desempenho desportivo.


A prática de desporto ao ar livre pode igualmente ser perturbada pela luz solar muito forte. É importante proteger bem os olhos dos raios UVA e UVB através do uso de óculos de sol.

Os nossos conselhos para a prática de desporto em espaços interiores

Se o médico oftalmologista não vir contraindicações, deve utilizar lentes corretivas durante a prática de desporto, em particular se se tratar de um desporto de contacto (desporto de combate, hóquei, futebol ou râguebi...). Elas irão proporcionar maior conforto visual (visão mais longa principalmente para os lados) e irão permitir sobretudo evitar acidentes graves devido à quebra de óculos.

Caso pratique desporto em piscina, são recomendadas as lentes diárias. Por outro lado, evite todos os outros tipos de lentes (mensais ou rígidas).


Por último, caso os olhos não suportem as lentes, considere as lentes em policarbonato, mais sólidas e resistentes que as lentes minerais.

Os nossos conselhos para a prática de desporto ao ar livre

Sempre que praticar desporto ao ar livre, considere a utilização de óculos de sol para proteger a 100 % contra os raios UV e escolha preferencialmente lentes em policarbonato, mais leves e resistentes. As lentes polarizadas serão mais úteis contra o encandeamento.

O uso de óculos de sol é também indispensável em dois casos:

  • Caso pratique desportos náuticos (surf, vólei, kitesurf, natação no exterior...): a reverberação dos raios UV na água aumenta a sua força o que os torna ainda mais nocivos. Tenha o cuidado de conservar os óculos de sol depois de sair da água uma vez que a areia tem um efeito refletor tão significativo como a água.

  • Caso pratique desporto de montanha: a neve reflete cerca de 80 % dos raios de luz ou seja 7 vezes mais do que a água. Além disso, a potência dos raios UV aumenta 10 % a cada 1 000 metros... O uso de máscara é igualmente recomendado para a sua vista o que poderá evitar ser atingido pelos raios UV vindos dos lados. Nunca negligencie a proteção na montanha e independentemente das condições climatéricas para evitar o risco de queimaduras muito dolorosas.