1. A MIOPIA
A miopia é um defeito visual que geralmente aparece durante a infância ou adolescência. A miopia traduz-se numa disfunção da visão de longe. Uma pessoa míope tem uma boa visão de perto, mas vagamente percebe os objetos à distância. Um olho míope costuma ser muito comprido ou muito poderoso
Saiba mais sobre miopia
2. O ASTIGMATISMO
O astigmatismo é um defeito da curvatura da córnea (e/ou do cristalino) é caracterizado por uma curvatura desigual da córnea. A córnea tem uma forma de bola de rugby, ao contrário do formato do olho comum, que se assemelha a uma bola de pingue-pongue. A visão é, portanto, imperfeita, confusa e distorcida, tanto na visão de longe como na visão de perto. Esta ametropia está, geralmente, presente desde o nascimento e pode associar-se a uma miopia ou a uma hipermetropia.
Saiba mais sobre o astigmatismo
3. A HIPERMETROPIA
Ao contrário do que acontece na miopia, o olho não é suficientemente potente, é demasiado pequeno e se não for compensado com lentes corretivas, as imagens que se formam, neste caso atrás da retina, são desfocadas. O esforço ocular é ainda mais importante na visão ao perto como a leitura, a costura ou a escrita... O esforço de acomodação pode causar estados de fadiga ocular, dores de cabeça, olhos vermelhos ou lacrimejantes.
Saiba mais sobre hipermetropia
4. A PRESBIOPIA
A presbiopia não é uma ametropia, mas uma evolução natural dos olhos. É por volta dos 45 anos que os primeiros sintomas da presbiopia aparecem. Com o tempo, o cristalino perde a sua elasticidade e não consegue focar os objetos próximos. O presbíope, primeiro começa por ir esticando o braço para conseguir ler e procurar uma iluminação melhor e depois vê-se com a necessidade de usar óculos para ver de maneira clara e confortável na visão de perto.
Saiba mais sobre a presbiopia
AFFLELOU, ESPECIALISTA EM ÓPTICA, HÁ ANOS QUE SE ESFORÇA EM OFERECER A TODOS, AS MELHORES LENTES NA VANGUARDA DA INOVA