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Descubra a história da publicidade Afflelou

A presbiopia é frequentemente percebida como uma etapa difícil, lembrando-nos que nada pode apagar os anos e que usar óculos com lentes progressivas é uma passagem obrigatória, podendo por em causa, na nossa mente, a nossa beleza, personalidade e atividades.
Com ALAIN AFFLELOU não é preciso encarar esta etapa como uma fatalidade ou um problema.

A ALAIN AFFLELOU apresenta não só soluções personalizadas, graças a uma vasta gama de lentes progressivas perfeitamente adaptas às necessidades de cada um, garantindo sempre uma adaptação imediata, mas apresenta também o melhor preço com a nova oferta TCHIN-TCHIN Progressivos, permitindo assim viver esta fase com toda a serenidade.
Esta nova oferta permite efetivamente beneficiar de um segundo par de óculos com lentes progressivas idêntico ao primeiro par por apenas mais 1 €.

Esta oferta comercial será apoiada por um spot publicitário interpretado por Sharon Stone que afirma que pode ver bem de perto e de longe em todas as suas atividades diárias, graças à adaptabilidade das lentes progressivas ALAIN AFFLELOU e que fica sempre bem, bonita e elegante.

ALAIN AFFLELOU, criador de inovações, trabalha há muito tempo na múltipla-possessão, mas também concentra as suas investigações para oferecer sempre o maior conforto e estilo aos portadores de óculos graduados. Foi com base na observação do comportamento dos portadores de óculos graduados nas suas atividades quotidianas que a inovação do ano 2017, a SMART TONIC, foi criada: uns óculos inteligentes que vivem e evoluem ao mesmo ritmo do portador, graças a um sistema de clips frontais que se juntam a uma armação leve e resistente.

Estes clips permitem adaptar os seus óculos graduados corretores às suas necessidades visuais, em função das atividades do dia. Estão disponíveis 6 clipes: Smart Blue Block (que filtra a luz azul), Smart Polarized (clip solar polarizado e espelhado de categoria 3), Smart protect (clip solar de categoria 3), Smart Night Drive (para reduzir o ofuscamento durante a condução noturna), Smart 3D (para os fãs do cinema ou televisão em 3D) e Smart Précision (um clipe «efeito lupa» para o trabalho minucioso ou a leitura).

A fim de chegar com a máxima eficácia aos consumidores mais "conectados com o mundo virtual" e para promover essa nova inovação, a ALAIN AFFLELOU lançou uma campanha 100% digital pela primeira vez. Este dispositivo de comunicação digital é baseado em 3 principais alavancas:

  • Um site dedicado
  • Presença em redes sociais com muitas animações
  • Uma campanha nos sites de replay de TV

Em 2016, um novo spot com destaque para a oferta comercial WIN-WIN foi executado com Sharon Stone. Neste novo spot, a estrela mostra-nos como adora mudar o seu estilo e óculos. Para ela Afflelou está sempre presente, quer no dia a dia mais descontraído quer no tapete vermelho, e afirma-o neste spot "Adoro mudar! ": ela adora combinar as suas roupas com os novos modelos ópticos e solares Afflelou Paris.

Durante as filmagens deste spot publicitário, Sharon Stone estava muito envolvida na escolha dos óculos que iria usar. Moderna, sofisticada, propõe tons sóbrios e intemporais. A atriz mostra-nos que as armações que ela escolheu, não são necessariamente caras, existem opções bonitas para todos os desejos, encoraja-nos a experimentar e a variar. Tal como Ela que gosta de trocar de óculos e variar os estilos, qualquer pessoa pode também faze-lo aproveitando a oferta WIN -WIN. Uma oferta única que lhe permite beneficiar de 2 óculos (armações e lentes) de marcas com garantia vitalícia nas armações e substituição de lentes se a sua graduação mudar.

Prova de que a beleza, o encanto e a elegância não são para AFFLELOU uma questão de preço.

Em 2014, nasceu a griffe / marca Afflelou: a assinatura de Alain Afflelou agora ostentada orgulhosamente nas hastes de todos os modelos de óculos das várias coleções da marca própria, Afflelou Paris. Esta griffe representa os valores da marca: acessibilidade, & nbsp; tendência & nbsp; e & nbsp; qualidade.

Em 2015, a estrela americana, Sharon Stone, une-se à marca para filmar em Paris, o novo spot publicitário da marca Afflelou Paris, dirigido por Luc Besson. Elegância, dinamismo e simplicidade estão no centro deste filme, que ilustra os valores da marca.

Esta parceria entre a ALAIN AFFLELOU e a atriz Sharon Stone será marcada pelo mote " Eu, sou Afflelou!" . A atriz, que usa todos os dias óculos, está muito envolvida na escolha das suas armações. A escolha da insígnia ALAIN AFFLELOU foi feita acima de tudo pelo seu percurso pessoal enquanto usuária de óculos.

Em associação com a ALAIN AFFLELOU, ela incarna não só o glamour, a elegância, a beleza para a marca Afflelou Paris, mas também a mestria de um Óptico pioneiro, preocupado com o bem-estar e a boa visão dos seus clientes.

Usar óculos nem sempre é fácil, são muitas as inquietudes dos clientes. Os usuários de óculos estão cada vez mais exigentes e preocupados com a qualidade e o dinheiro que investem. Após o sucesso de anteriores promoções como a Tchin-Tchin e a Nextyear, a ALAIN AFFLELOU decidiu continuar a inovar e oferecer novas possibilidades no mercado ótico. A nova oferta WIN-WIN de AFFLELOU tem diferentes packs com vantagens adicionais para cobrir todas as necessidades dos usuários de óculos em termos de correção visual e tratamentos para as suas lentes. Com WIN-WIN o cliente usufrui de 2 pares de óculos com garantia vitalícia e substituição gratuita de lentes, apenas por 10,90€/mês.

ALAIN AFFLELOU permite combinar em uma única oferta: liberdade de escolha, qualidade do equipamento e serviço premium.
O lançamento será baseado numa grande campanha de comunicação com um spot de TV filmado em Nova York, que coloca novamente Alain Afflelou em cena. A musica que serve de base ao anuncio é o famosos "Think" de Aretha Franklin, conjugada com um ambiente dinâmico e jovem que está em sintonia com os tempos e com esta nova oferta (o pagamento faseado por meses é uma opção cada vez mais apreciada pelos consumidores, nos mais variados ramos de negócios: subscrição de telefone, internet, pagamento de impostos, compra de um carro etc ...).

A ALAIN AFFLELOU lança para o verão de 2014 a sua nova oferta: todas as armações de marcas a metade do preço e sempre com o segundo par por mais 1 €.

Para promover esta operação, a ALAIN AFFLELOU apoia-se numa saga de TV de 3 anúncios de comédia realizados por Manu Coeman. Estes anúncios publicitários colocam em cena 2 amigas (uma loira e uma morena) em situações do seu dia a dia (no yoga, no autocarro, no restaurante), que contam, à vez, as suas histórias.

Uma delas (a loira), que compreendeu tudo (para contrariar os clichés) tenta desesperadamente explicar à outra as modalidades da oferta de verão. Entre a incompreensão e má vontade, faz-se ouvir a voz de Alain Afflelou, não presente fisicamente, para clarificar tudo.

Para celebrar o 15º aniversário da oferta TCHIN-TCHIN, Alain Afflelou decide oferecer aos portadores de óculos graduados uma redução excecional, válida até 31 de julho de 2013: todas as armações a metade do preço, independentemente da marca, sempre com um segundo par por mais 1 €.
Esta campanha será apoiada por um anúncio publicitário que relembra no final o famoso «Il est fou Afflelou ! è louco o Afflelou!

Colocada nas fotos de um anúncio publicitário para provar a sua resistência, a lente PROTECT D’AFFLELOU é atirada do topo da torre "Espacio" em Madrid, Espanha, a uma altura de 250 metros. Ao aterrar, a lente salta no solo, sem apresentar o mais pequeno arranhão, em testemunho da sua resistência''. É preciso saber que o material desta lente é aplicado noutros contextos que não a ótica. Capacetes para motociclistas, equipamento cosmonauta ou escudos policiais. Este filme comercial dirigido por Christophe Beaucarne dá um lado espetacular a esta demonstração. Além disso, Alain Afflelou garante a lente inquebrável por toda a vida. A lente PROTECT D'AFFLELOU, feita de policarbonato e apresentada como "ultrarresistente", foi introduzida há 20 anos no mercado francês por Alain Afflelou. Nos últimos anos, esta lente, "tornou-se o best-seller da rede", beneficiou-se de melhorias técnicas em revestimentos e tratamentos. No outono de 2013, ALAIN AFFLELOU optou por comunicar sobre este produto propondo a 29 € a lente, seja qual for a correção.

Colocada nas fotos de um anúncio publicitário para provar a sua resistência, a lente PROTECT D’AFFLELOU é atirada do topo da torre "Espacio" em Madrid, Espanha, a uma altura de 250 metros. Ao aterrar, a lente salta no solo, sem apresentar o mais pequeno arranhão, em testemunho da sua resistência''. É preciso saber que o material desta lente é aplicado noutros contextos que não a ótica. Capacetes para motociclistas, equipamento cosmonauta ou escudos policiais. Este filme comercial dirigido por Christophe Beaucarne dá um lado espetacular a esta demonstração. Além disso, Alain Afflelou garante a lente inquebrável por toda a vida. A lente PROTECT D'AFFLELOU, feita de policarbonato e apresentada como "ultrarresistente", foi introduzida há 20 anos no mercado francês por Alain Afflelou. Nos últimos anos, esta lente, "tornou-se o best-seller da rede", beneficiou-se de melhorias técnicas em revestimentos e tratamentos. No outono de 2013, ALAIN AFFLELOU optou por comunicar sobre este produto propondo a 29 € a lente, seja qual for a correção.

A ALAIN AFFLELOU lançou o L’ÉTÉ FOU de AFFLELOU ( O verão louco de Afflelou). Com TCHIN-TCHIN, não é 1 par, mas sim 2 pares de óculos por mais 1 €! Válido em óculos de sol ou graduados!

Em 2011, ALAIN AFFLELOU decidiu atualizar sua oferta TCHIN-TCHIN e criar "TCHIN-TCHIN New Generation": o segundo par a 1€ para quem quiser. Qualquer usuário que comprasse seus óculos no ALAIN AFFLELOU então se transformava em "Padrinho" e teve a oportunidade de oferecer, se quisesse, seu segundo par a alguém ao seu redor (seu "afilhado"). ALAIN AFFLELOU esperava "satisfazer as necessidades dos consumidores e contribuir para uma sociedade mais generosa, solidária e menos individualista". Esta operação foi sustentada por uma vasta campanha de comunicação com dois anuncio de 30 segundos dirigidos por Elie Chouraqui.

Em 2009, com 25 milhões de pessoas que sofrem de presbiopia em França, ou seja 40 % da população*, o mercado dos óculos de aumento, para ver ao perto tem futuro.

ALAIN AFFLELOU revoluciona este mercado trazendo uma resposta às necessidades visuais de quem sofre de presbiopia, ao trabalhar essencialmente ao computador e lança uma solução ideal para melhorar o seu conforto visual: a e-Forty. A e-Forty permite a quem sofre de presbiopia ver perfeitamente ao perto e na zona intermédia da visão. Ou seja, por exemplo, ver alternadamente o teclado e o ecrã de um computador ou usar os mesmos óculos para ler um jornal e ver outros objetos .

* Fonte Sindicato Nacional dos Oftalmologistas de França.

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Em 2009, a renovação dos equipamentos óticos, continua sendo um problema. Em França, os óculos geralmente são mal reembolsados e há países em que nem são reembolsados pelo Estado. ALAIN AFFLELOU lança então um novo projeto denominado NEXTYEAR: é a primeira oferta de crédito ao consumidor para ótica que permite aos consumidores levarem consigo os óculos no momento em que necessitam deles e ir pagando durante 1 ano. Afflelou oferece 12 pagamentos mensais sem juros ou taxas adicionais.

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Em 2007, para responder às necessidades de conforto visual de quem sofre de presbiopia e garantir-lhes uma adaptação imediata, ALAIN AFFLELOU lança AFFINITÉ de AFFLELOU, a primeira gama completa de lentes progressivas personalizadas. O seu objetivo? «Tornar o progresso acessível a todos».

Porquê AFFINITÉ? Porque ter a afinidade é ter a proximidade e a intimidade, e porque com a lente AFFINITÉ de AFFLELOU, a adequação entre a lente, o olho, a armação e o portador é perfeita.

A lente AFFINIDADE AFFLELOU é feita à medida a partir dos dados específicos de cada usuário (diferenças e alturas pupilares, bem como curvatura, ângulo de inclinação, formato e dimensão das armações são tidos em conta, bem como a distância entre a lente e o olho).

As lentes AFFINIDADE DE AFFLELOU, graças a este processo de medições personalizadas e a um verdadeiro avanço tecnológico usado na sua fabricação individualizada, permitem uma adaptação quase imediata, um bem-estar e total conforto visual.
Na resposta metafórica a esse feito tecnológico, a campanha publicitária encena uma travessia difícil e arrojada a 50 metros de altura, através de uma corda bamba, que testa a acuidade visual com os óculos equipados com lentes Afinidade Afflelou.

Em 2007, ALAIN AFFLELOU regressa à campanha mas desta vez o slogan «oferta de metade da sua armação » «criado em 1978 e retomado em 2006» será substituído pelo «a sua armação a metade do preço»

retomando a primeira campanha publicitária:
Alain Afflelou pega no seu primeiro slogan, lançado em 1978: A sua armação a metade do preço!

Os titulares beneficiam de uma redução de 50% em armações óticas para qualquer compra de equipamento ótico (armação + lentes).

Além disso, as diferentes ofertas ALAIN AFFLELOU são cumulativos. Especificamente, um cliente pode ter 50% de desconto em seu primeiro equipamento, um segundo par por mais um euro (TCHIN-TCHIN) e um terceiro por 15 euros a mais (quando se aplica a oferta 3º par).

A Lente 2AI lançada em 1994 torna-se na lente PROTECT de AFFLELOU, uma lente ALAIN AFFLELOU: «o cinto de segurança dos nossos olhos». Uma lente leve, fina, que resiste aos choques mais violentos.

Não se quebra e garante uma proteção 100 % contra os raios UVA e UVB.

Esta nova lente será apoiada por um anúncio publicitário no qual um quebra-gelo ALAIN AFFLELOU em vidro (simbolizando a lente inquebrável) semeia o pânico entre os pinguins que estão sobre a placa de gelo no mar do norte.

Em 2000, por ocasião das festas de Natal e fim de Ano, Alain Afflelou lança um spot publicitário com o Pai Natal, que fica muito surpreso em ter que entregar 2 presentes idênticos à “mãe”, um sortudo ganhador do prêmio. a oferta TCHIN-TCHIN.

Este spot será adaptado em 2005, com a criação da oferta 3 pares "mais dois óculos por mais 1€", encenando, mais uma vez, o Pai Natal fica surpreso desta vez em ter que entregar 3 presentes idênticos à "mãe".

Após lançar com sucesso em 1999 o conceito TCHIN-TCHIN (um segundo par de óculos por mais 1 €), a Afflelou lança em setembro de 2004, a campanha especial O TERCEIRO, um 3º par de óculos por mais 15 €. Segundo Alain Afflelou, esta nova oferta posiciona o grupo como o Óptico mais inovador do mercado. A campanha publicitária incluirá em especial um anúncio realizado por Etienne Chatilliez e difundido desde 2005.

Em 14 de outubro de 2002, foi lançada a primeira lente de contacto Afflelou: "L’éphèmére de Afflelou". Na altura o uso de lentes de contacto, era ainda muito diminuto. Com efeito, apesar do reconhecimento das vantagens do seu uso, os constrangimentos associados a preço, manutenção e higiene necessária para a sua limpeza superam as vantagens. A lente descartável existe, mas seu custo permanece um grande obstáculo. ALAIN AFFLELOU em parceira com os maiores laboratórios de contactologia, é a primeira marca a democratizar as lentes descartáveis com o lançamento do l’éphèmére de Afflelou, uma lente diária a 1 € /dia o par.

A gama é hoje ampliada. A Éphémère mensal é a primeira lente de contacto mensal vendida à unidade. Em 2009, a gama expande-se com a aparição da l'éphèmére Aqua de Afflelou, uma lente de contacto cujas mais recentes descobertas tecnológicas permitem uma hidratação perfeita do olho. Com um objetivo permanente: o conforto do portador. O primeiro filme publicitário sobre a lente de contacto Éphémère assume os seus atributos técnicos (leve, invisível, descartável) e simboliza-os com uma borboleta ela mesma efémera.

Em 2000, ALAIN AFFLELOU estendeu sua oferta TCHIN-TCHIN aos óculos de sol e em 2001 também para progressivos.

Um spot publicitário destaca a expertise do óptco Alain Afflelou sobre a importância de proteger a sua visão do sol desde a idade jovem.

Em 1999 aparece a oferta TCHIN-TCHIN, o 2º par de óculos por mais 1 euro.

No início dos anos 1990, 90 % dos portadores de óculos graduados não possuíam mais do que um par. Apesar disso, muitos gostariam de ter um segundo par, embora o preço fosse um grande obstáculo. Alain Afflelou inventa assim a TCHIN-TCHIN De AFFLELOU, por mais 1€. TCHIN-TCHIN de AFFLELOU constituiu uma verdadeira revolução no mercado.

A TCHIN-TCHIN de AFFLELOU conduziu a uma verdadeira agitação do mercado da ótica, já que hoje em dia a maioria dos portadores têm um par de óculos de reserva, desde óculos de sol a graduados ou ainda podem se mimar com um par de um estilo diferente... Os filmes TCHIN-TCHIN mudam também a imagem que podemos ter da ótica. Para além do discurso tranquilizador sobre a qualidade dos produtos, a sua alegria e ritmo contribuem para desdramatizar o uso de óculos graduados e torná-lo menos constrangedor.

Sempre com uma preocupação pela proteção da visão para todos, ALAIN AFFLELOU criou a coleção solar FUNNY de AFFLELOU, que garante uma proteção solar total ao melhor preço.

Todas as armações da gama FUNNY de AFFLELOU estão equipadas com lentes em policarbonato PROTECT AFFLELOU, com garantia anti quebra vitalícia e que filtram 100 % dos UVA e UVB.

Para festejar o seu lançamento, a nova coleção Funny é apresentada numa caixa com 4 pares de óculos de sol. Elie Chouraqui vai realizar campanhas publicitárias televisivas.

Aos quarenta anos de idade tornamo-nos todos vítimas da presbiopia. Para ler, escrever...temos necessidade de um par de óculos de ver ao perto. Porque os novos portadores passam o tempo à procura do seu par de óculos e porque estão muitas vezes equipados com óculos de aumento que não são de boa qualidade, Alain Affelou criou a Forty deA FFLELOU em 1997. A Forty de AFFLELOU é um conjunto de 4 pares de óculos para ter sempre um à mão (na mala, no seu carro, na sua mesinha de cabeceira...) e com 4 cores diferentes para poder mudar de estilo. Além disso, a Forty de AFFLELOU é um verdadeiro produto de optometria apresentado para um quarto das dioptrias para uma melhor correção.

Diferentes filmes publicitários marcaram a história da Forty de AFFLELOU. Em cada um deles, a presbiopia e os problemas encontrados pelos jovens com presbiopia são explicados. O próprio Alain Afflelou fala da sua experiência quando, com pouco mais de 40 anos, passou a sofrer de presbiopia e passava o seu tempo à procura dos óculos. Hoje, cerca de 2,5 milhões de Forty de Afflelou foram vendidos.

Sempre com a preocupação da democratização do uso de óculos, Alain Afflelou lança o "melhor preço garantido". Quando a insígnia desenvolve novas armações e lentes, a sua prioridade continua a ser conservar um preço acessível.

Através do "melhor preço garantido", compromete-se a garantir que os portadores pagam menos pelos seus óculos na ALAIN AFFLELOU do que em qualquer outro lado.

Em 1995, ALAIN AFFLELOU criou a Cem por Cento, uma lente progressiva de geometria delicada de nova geração. Vendida a um preço único, independentemente da correção. Um anúncio televisivo é criado e coloca em cena Alain Afflelou rodeado de índios com visão aperfeiçoada.

Passado um ano, Alain Afflelou abandonou a oferta de armações a preço de custo. Naquela época, 430 lojas já tinham aderido à franquia. Em 1994, Afflelou dedicou-se ao campo de alta tecnologia, anteriormente reservado apenas aos fabricantes de produtos óticos e criou a lente 2Ai, uma lente revolucionária, muito fina e uma das mais leves do mundo.

Quase indestrutível. Foi pensando na perigosidade da quebra de lentes em caso de acidente, que Alain Afflelou criou esta lente, resistente a choques mais violentos, para a sua elaboração negociou diretamente com um laboratório americano, para criar uma lente em policarbonato que é vendida a um preço único, qualquer que seja a correção.

O lançamento da 2AI será acompanhado por um destaque publicitário na televisão, onde uma viatura, a grande velocidade, choca contra um vidro 2AI que permanece intacto. Como em todos os anúncios do grupo, Alain Afflelou aparece ele próprio no vídeo. Uma convenção no Palácio de Congressos de Paris vai ser também organizada para o lançamento do produto com as franquias. Campanhas de divulgação vão aparecer, colocando em destaque a resistência», alguns anos mais tarde, «os esquimós». lançamento da 2AI será acompanhado por um destaque publicitário na lançamento da 2AI será acompanhado por um destaque publicitário na te

Nessa altura era a primeira vez que um diretor de empresa se colocava em destaque para representar ativamente a sua marca. Esta exposição reforça a proximidade entre o profissional de ótica e os seus clientes, que esperavam escolha e serviços em lojas agradáveis. Esta comunicação original e diferente aproximava a Afflelou dos consumidores e anunciava a comunicação de conivência que se seguiria. Após a primeira época focada nos preços, chega a da confiança, que corresponde a uma mudança de agência, a Publicis ao substituir a Euro RSCG entre 1990 e 1993: «Entre a Afflelou e eu, não é só pelo dinheiro» e por fim aquela do serviço e do retorno ao produto e à Euro RSCG: «Os seus óculos numa hora», «O contrato livre de lentes de contacto»...

Em 1990 o grupo conta com 360 lojas. Nesta altura é criado o «contrato livre de lentes de contacto ». As lentes de contacto eram muito caras e as descartáveis não existiam ainda. Alain Afflelou revolucionou o mercado ao criar o aluguer de lentes de contacto: por 105 francos por mês, compromete-se a fornecer lentes de contacto, com produtos de manutenção, mesmo que a visão altere, com a possibilidade de terminar o contrato a qualquer altura (com um aviso mínimo de 4 meses).

Na altura este tipo de contrato não existia, ele inspira-se na empresa Locatel que aluga televisões à semana. Impulsionou assim o mercado de lentes de contacto. Naquela altura deixou a agência de comunicação RSCG para se juntar à Publicis. A colaboração duraria 3 anos, até 1993.

Em 1989, ALAIN AFFLELOU festeja os seus 10 anos e patrocina o Olympique de Marseille no futebol, que será campeão francês de 1989 a 1992. Após a vitória do AS Monaco no campeonato francês no ano anterior, é o segundo ano que a Afflelou patrocina uma equipa vitoriosa. Para festejar e comunicar o evento, as operações publicitárias especiais são previstas para as revistas France Football, L'ÉQUIPE e L'ÉQUIPE Mag. Ao mesmo tempo, as campanhas publicitárias com o tema «&nbsp,'Somos fãs da Afflelou' e «quando temos uma voz, usamo-la» seguem-se.

A franquia contava já com uma centena de lojas. Alain Afflelou vai então começar a trabalhar com uma agência publicitária, a RSCG.

Seguindo os conselhos da agência, Afflelou ousou estar presente nas suas campanhas de comunicação. A agência propôs uma série de criatividades para dar vida ao slogan «Somos fãs da Afflelou».

A esta audácia Alain Afflelou irá associar o humor mas também slogans fortes que marcam a diferença ao longo dos tempos.

danio.saga.layout6,Em 1989

Em 1986 foi difundida a primeira campanha publicitária da ALAIN AFFLELOU na televisão. Alain Afflelou incarna o primeiro papel de destaque como Óptico de nova geração», a insígnia deseja posicionar-se como empresa moderna.

«Somos fãs da Afflelou», a primeira campanha de envergadura nacional: uma iniciativa acolhedora com o objetivo de desdramatizar o uso de óculos graduados.

Na altura, o editorial público, ainda sob o nome «comunicado», não existia. ALAIN AFFLELOU cria um novo apoio da comunicação, o editorial público, para promover a sua nova campanha «&nbsp,«os meus óculos a preços mais baixos», ele faz as perguntas e as respostas em formato de entrevista na imprensa local.

Em 1979 a criação da franquia ALAIN AFFLELOU foi apresentada ao INPI. Alain Afflelou procurou aconselhamento junto da agência de comunicação CDP, onde Félix Schwarz Bart se encarrega das campanhas publicitárias de Alain Afflelou. Ele aconselhá-lo-á em particular a manter «Alain Afflelou» como nome de marca. A primeira campanha publicitária (1978 - 1979) com o slogan «a metade da sua armação» foi lançada. O sucesso foi grande e as primeiras franquias abriram em Bordéus e na região.