Definição de estrabismo
O estrabismo define-se como um problema de paralelismo dos olhos. É uma perturbação ocular que afeta principalmente as crianças uma vez que estão em causa 4 % delas. O estrabismo deve ser despistado durante as consultas médicas. Se necessário, as lentes corretivas ou óculos específicos serão prescritos por um médico oftalmologista.
AS CAUSAS DO ESTRABISMO
O estrabismo tem origem num desequilíbrio de tensões dos músculos dos olhos, estes últimos têm como função assegurar os movimentos de cada olho. A fraqueza muscular provoca então uma forma de estrabismo. Existem diferentes tipos de estrabismo. São denominados segundo o sentido de divergência, a saber :
- Convergentes
- Verticais
- Divergentes
Saiba que: O estrabismo convergente é despistado antes dos 6 anos de idade. Após os 6 anos de idade, fala-se então de estrabismo divergente.
Estrabismo: os sinais a que deve estar atento
O estrabismo é uma perturbação ocular que pode, e deve, ser despistada na infância. Para o fazer, deverá observar o seu filho, esta perturbação começa a partir dos 15 dias. É possível que o estrabismo seja detetado durante o visionamento de um vídeo do seu filho ou de fotografias. Entre os sinais que devem alertar sobre um eventual estrabismo, podemos observar:
- Os olhos ou um dos olhos desvia (m) para dentro,
- Os olhos ou um dos olhos desvia (m) para fora.
O estrabismo é hereditário. Além disso, se na família existem pessoas com perturbações, ou que foram diagnosticadas com estrabismo, é necessária vigilância. Também deve ser feita vigilância se a criança tiver nascido prematura.
Corrigir o estrabismo ?
Caso suspeite que o seu filho sofre de estrabismo, ou caso o médico de família suspeite, deve recomendar a marcação de uma consulta com um médico oftalmologista. Este irá realizar um exame completo e prescrever, se necessário, lentes corretivas ou óculos especialmente adaptados à perturbação ocular e à idade da criança.